17/10/2014

Secretária da Saúde em Audiência Pública

Foi realizada no último dia 14 de outubro a Audiência Pública nas dependências da Câmara de Vereadores. Apresentada pela Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Sra. Itajanara Berlitz, o relatório do fundo Municipal de Saúde (FMS) relativo...

Foi realizada no último dia 14 de outubro a Audiência Pública nas dependências da Câmara de Vereadores. A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Sra. Itajanara Berlitz, apresentou o relatório do fundo Municipal de Saúde (FMS) relativo ao segundo quadrimestre de 2014.
         A exposição, aberta aos vereadores e público em geral, mostrou as ações em saúde realizadas entre 1ª de maio a 31 de agosto de 2014. Foram concretizadas durante o período 3.892 consultas médicas em atenção básica; 1.154 consultas médicas especializadas entre nutricionista, psiquiatra, ginecologista e psicólogo; 1.107 atendimentos pediátricos; 1.223 atendimentos de plantão; 742 exames de RX; 247 ecografias; 974 sessões de fisioterapia; 4.081 exames laboratoriais e 3.281 procedimentos odontológicos.
         Em seguida, a secretária apresentou os dados de receitas e despesas referentes ao segundo quadrimestre de 2014. O saldo arrecadado para ações e serviços públicos de saúde da fonte municipal ficou em R$ 5.510,83. Os recursos recebidos da Fonte Estadual somaram R$ 385.012,70, e a despesa ficou em R$ 150.571,17, tendo um saldo de R$ 475.107,75. Da Fonte Federal engloba a assistência farmacêutica; a atenção básica; recursos de convênios com a construção, reforma e ampliação da Unidade Básica; recursos de média e alta complexidade; programa federal e vigilância em saúde. Somando todos os recursos da Fonte Federal à receita ficou em R$ 1.593.823,38, já a despesa R$ 1.371.396,27, e o saldo em 31 de agosto de 2014 ficou em R$ 863.099,47.
         Itajanara deixou algumas considerações relativas à secretaria da saúde, como por exemplo, que todos os pacientes são atendidos, sem limites de fichas. Todos os profissionais cumprem a carga horária. O posto possui psicólogo e pediatra todos os dias. Além disso, há a realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais com biópsia e sem fila de espera. As mamografias de urgência são marcadas em uma semana. Há o fornecimento de medicações básicas, inclusive medicamentos e primeiros socorros para as Escolas e Creches Municipais.
A Secretária ainda informou sobre renovação total da frota. “Hoje posso falar com muito orgulho que os nossos profissionais podem realizar consultas domiciliares, podem fazer grupos, e podem estar levando pacientes com maior segurança”, frisou Itajanara. Comentou que foi adquirida uma ambulância nova. E um carro Fox com dinheiro de recursos de emenda. Recentemente foram comprados dois carros para atender especificamente as equipes de atenção básica, que são os Clios. Outro veículo obtido foi a van para levar os pacientes que necessitam do deslocamento fora do Município. Falou que prezaram pela qualidade do veículo, por isso optaram por ar condicionado e bancos de couro.
      Por fim, foi apresentada as promoções à saúde desenvolvidas para os meses de outubro, que está sendo dedicado a prevenção do câncer de mama. O mês de novembro será específico à saúde do homem. E o mês de dezembro terá o enfoque para a prevenção do câncer de pele (melanoma). Questionamento dos vereadores e população também foi respondido pela Secretária.